A BATERIA E SEUS COMPONENTES

A BATERIA E SEUS COMPONENTES

A bateria automotiva é um acumulador elétrico que acumula energia sob a forma química, e posteriormente a converte em energia elétrica. Para que esse processo funcione com eficiência, é muito importante conhecer a qualidade dos seus componentes e o seu processo de fabricação. Estes fatores são determinantes e diferenciam a qualidade entre uma bateria e outra no mercado. A fabricação das baterias Moura é altamente automatizada, garantindo a padronização dos seus componentes, chegando ao consumidor um produto com padrões internacionais de qualidade.

Função da Bateria no Veículo

  • A principal função de uma bateria automotiva é fornecer energia elétrica ao motor de partida e ao sistema de ignição do veículo.
  • Alimentar todo o sistema elétrico do veículo quando o motor não estiver em funcionamento.
  • Auxiliar o alternador, na alimentação de todo o sistema elétrico do veículo, por tempo determinado, se por algum motivo, o alternador não conseguir fornecer a totalidade da corrente elétrica. Por exemplo, em baixas rotações.
  • Estabilizar a tensão do sistema elétrico como um todo.

Caixa

A caixa de uma bateria é composta por vasos e tem função de acomodar os blocos formados pelas placas. Normalmente uma bateria automotiva é constituída por 6 vazos/elementos e cada um apresenta 2,1 volts, que ligados em série totalizam 12,6 volts (no caso da baterias totalmente carregadas).

A caixa das baterias Moura é fabricada em polipropileno injetado de alta resistência mecânica. Para garantir a qualidade da caixa são realizados testes de alta tensão expondo a caixa da bateria recém-fabricada, a uma tensão de 12 mil volts.

Tampa

A tampa tem a função de manter os vasos selados, impedindo a saída de eletrólito do interior da bateria para o ambiente externo ou a entrada de substâncias estranhas.

As tampas podem ser ainda de dois tipos: convencionais ou seladas.

Tampas Convencionais

As tampas convencionais apresentam rolhas com orifício para saída de gases gerados no interior da bateria e permitem acesso ao eletrólito.

Tampas Seladas

Contêm câmara de condensação com saída de gases direcionada através de respiros canalizados, rolhas estanques não removíveis, pastilhas antichamas e indicador do estado de carga.

As baterias automotivas que a Leroy baterias toma cuidado em comprar têm processo de selagem da tampa com a caixa por meio de termofusão e passam por testes com ar comprimido que garantem máxima selagem.

Pastilhas Antichamas

A pastilha antichamas permite a saída dos gases produzidos durante o uso, protegendo-a contra a entrada de faíscas que causam danos como a explosão.

As baterias da leroy Baterias em bh contêm duas pastilhas antichamas, garantindo maior segurança ao produto.

Indicador de Carga (Charge Eye)

O indicador de carga fica embutido na tampa e tem a função de indicar o estado de carga em que a bateria se encontra.

Uma esfera que está dentro do indicador irá elevar-se de acordo com a densidade do eletrólito, tornando visível no centro do indicador um tom de cor, que poderá ser: verde, escuro ou claro, conforme o estado de carga da bateria.

Bloco de Placas

O bloco de placas é formado pelo conjunto de placas positivas, negativas e separadores que interligados por conexões fica armazenado dentro dos vasos da bateria.

A composição de cada bloco produz 2,1volts em circuito aberto e com plena carga, portanto, numa bateria de 6 vasos estes blocos totalizam em média12,6 volts.

A formação dos blocos de placas das baterias da Heliar é totalmente automatizada, desde o envelopamento das placas, agrupamento, até a solda das conexões.

A padronização deste processo rende melhor desempenho elétrico e resistência mecânica ao produto.

Veja abaixo, separadamente, as características de cada componente do bloco de placas.

Grade

As grades são feitas de liga de chumbo e possuem a função de condução elétrica na bateria e suporte da massa ativa.

As grades das baterias da Bosch são fabricadas com liga de chumbo de alta pureza resultando numa grade mais homogênea, diferencial que permite excelente condutividade elétrica a uma bateria.

Na sua fabricação a grade recebe adição de cálcio e prata em quantidades que realmente melhoram o rendimento elétrico, a resistência às altas temperaturas do veículo e à corrosão, promovendo menor taxa de auto-descarga e perda d´água favorecendo a durabilidade do produto.

 

Massa Ativa

A massa é o material ativo responsável por armazenar a energia na bateria. Quanto maior a quantidade de massa, maior a quantidade de energia que a bateria pode armazenar. O material ativo da placa positiva é o dióxido de chumbo (PbO2), e da placa negativa é o chumbo puro esponjoso (Pb).

 

Placa

Chama-se placa o conjunto da grade mais a massa ativa. As placas positivas e negativas têm composições diferentes e estão intercaladas no bloco, separadas através de um material isolante denominado “separador”.

A montagem das placas das baterias da Heliar é realizada por empaste automático trazendo inúmeros benefícios ao produto.

Devido a homogenidade da massa e a uniformidade da sua disposição nas grades, o produto apresenta melhor regularidade no desempenho elétrico e menor incidência de desagregação.

 

Separadores

Os separadores têm a função de isolar as placas positivas das negativas, impedindo o curto-circuito através do contato entre elas.

As Baterias Automotivas da Leroy baterias em bh utilizam separadores de polietileno de alto desempenho, tipo envelope, que oferecem maior resistência mecânica às vibrações, menor resistência elétrica e maior proteção a ações químicas do ácido.

 

Conexões

As conexões são responsáveis por interligar as placas de mesma polaridade dentro de um mesmo bloco e de interligar cada bloco com seu subseqüente, em série, formando as baterias de 12 volts.

 

Pólos Terminais

Os pólos das baterias são responsáveis pela entrada e saída da energia acumulada na bateria, através da carga e descarga.

Os pólos são de extrema importância, já que fazem o contato final da bateria com o sistema elétrico do veículo.

O processo de fabricação das buchas dos pólos das baterias da Leroy baterias com entrega grátis na grande bh resulta numa superfície mais lisa e homogênea, com menos porosidade. Este processo impede a migração de ácido sulfúrico para fora da bateria, evitando o azinhavre.

 

Eletrólito

O eletrólito é uma solução de ácido sulfúrico com densidade que varia conforme a sua aplicação. A faixa de variação* da massa específica (densidade) do eletrólito de baterias para aplicação em clima tropical deve ser de 1.240 a 1.260 g/l e para aplicação em clima frio deve ser de 1.270 a 1.290 g/l.

 

CCA ou Corrente de Partida a Frio

A principal função da bateria é fornecer energia ao motor de arranque e consequentemente fazer o motor principal do veículo funcionar. Em baixas temperaturas, o sistema elétrico como um todo requer maior energia nas partidas, ou seja, uma grande descarga em ampères. O número CCA de uma bateria é a capacidade que ela tem de fornecer uma determinada corrente de partida ao veículo, a uma determinada temperatura, obedecendo a uma tensão final em condição normalizada.

As Baterias Automotivas da Heliar têm o maior arranque a frio do mercado. Toda a linha é projetada com tecnologia para ser aprovada pelos mais rigorosos testes de CCA exigidos pelas principais montadoras do mundo (Norma SAE* e ABNT).