A Importância do Alternador

A Importância do Alternador

FUNCIONAMENTO

O motor de um carro é desenvolvido para gerar a sua própria energia, a fim de alimentar os diversos equipamentos elétricos a bordo. Entretanto, tudo isso só é possível graças ao alternador.

Esse componente do sistema elétrico do automóvel é ativado por uma correia ligada ao motor. Dessa forma, o movimento de rotação do motor faz com que o alternador gere uma corrente alternada que é transformada em corrente contínua pelo retificador. Essa energia gerada pelo alternador é usada para carregar a bateria e alimentar o sistema elétrico do carro com o motor em funcionamento. Os sistemas de ignição e injeção dependem totalmente da energia disponibilizada pelo alternador.

Quando o motor está desligado, a bateria, normalmente de 12 volts, é que se encarrega de alimentar os mais diversos equipamentos do veículo, como por exemplo faróis, vidros elétricos, lanternas, rádio, entre outros acessórios elétricos, além de fornecer corrente suficiente para que o motor de arranque dê início à partida do carro.

Quando o motor está em funcionamento, a energia consumida é fornecida pelo alternador, que fornece a corrente necessária para o funcionamento de todos os dispositivos elétricos. Com o alternador acionado, a tensão gerada é de aproximadamente 14 volts. Essa é a tensão que o alternador deve fornecer para manter carregada uma bateria de 12 volts com uma margem para garantir que a energia vai chegar a todos os componentes elétricos e que nunca seja menor que a voltagem da bateria, evitando que ocorra um apagão.

 

PRESTE ATENÇÃO

Todo motorista deve ficar atento às luzes do painel. Como o carro depende muito da bateria e da energia elétrica fornecida pelo alternador, existe uma luz no painel dedicada apenas a bateria e cuja finalidade é alertar o motorista no caso de falha do sistema de carga. Um circuito simples verifica a voltagem (tensão) que o alternador está produzindo naquele momento e acende a luz da bateria no caso de a voltagem (tensão) apresentar um valor abaixo do recomendado.

Essa luz, representada pelo desenho de uma bateria, indica um problema do sistema de carga da bateria. Ao girar a chave de contato da ignição, todas as luzes do painel se acendem. Se a luz de indicação da bateria permanecer acesa com o motor em funcionamento, ou então se acender quando estiver dirigindo, é um sinal de que algo está com problema no alternador. Uma causa provável pode ser o rompimento da correia do alternador, ligada ao motor e que faz o alternador funcionar.

Se não houver manutenção periódica no sistema elétrico, podem surgir falhas no sistema de geração de energia elétrica e um dos sistemas afetados será o de injeção e ignição elétrica. Dessa forma, o carro pode parar.

 

Resultado de imagem para bateria automotiva moura                             Resultado de imagem para bateria automotiva bosch